Depois do Porto e de Coimbra, a exposição FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE chega a Guimarães. A inauguração decorreu dia 15 de maio, pelas 18h00, na Galeria da Garagem Avenida, em Guimarães, onde ficará patente ao público até 6 de julho.
Esta é uma exposição sintética da vida e obra do Arquiteto Fernando Távora, com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano e Maria Manuel Oliveira, assente na apresentação de 7 obras de arquitetura, através de documentação proveniente do arquivo depositado na Fundação Marques da Silva e em fotografias atuais de Paulo Catrica. A itinerância desta exposição, pensada no contexto da celebração do centenário do nascimento deste arquiteto, inclui ainda a apresentação do núcleo “viagens”. Sem optar por uma via retrospetiva, aqui se procura retratar a personagem, a sua vastíssima cultura, o seu método de trabalho, a forma como usou o Desenho e a História na prática projetual, e de como as suas aulas foram fundamentais para sucessivas gerações de estudantes entenderem o que é a Arquitetura e o seu exercício profissional.
O programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora constitui uma proposição comum da Ordem dos Arquitetos, da Fundação Marques da Silva e das três Escolas de Arquitetura onde se fez sentir a sua visão inovadora e, até, (re)fundacional, a Faculdade de Arquitectura da U. Porto, a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra. Conta ainda com o apoio do Banco BPI, Fundação la Caixa, DST Group, Tintas Cin e a Efapel.
Ver cartaz
Sobre a exposição: www.eaad.uminho.pt