A 25 de agosto de 2023 cumpriram-se 100 anos sobre o nascimento de Fernando Távora, figura maior da cultura e arquitectura portuguesas, com uma ligação particular ao norte de Portugal, onde se localizam a maioria das suas obras e onde leccionou em várias escolas. Personalidade invulgar e catalisadora, nas suas múltiplas e heterodoxas actividades como arquitecto, pensador, viajante, coleccionador, bibliófilo e professor, influenciou sucessivas gerações de arquitectos.

    Para comemorar o Centenário de Fernando Távora, a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho reuniram-se na proposição de um programa de iniciativas que, entre Agosto de 2023 e Setembro de 2024, celebram a sua vida e obra.

    Tendo como núcleo central uma exposição itinerante, colóquios, aulas abertas e visitas guiadas a obras de Távora, o Programa agrega igualmente um conjunto de iniciativas próprias das instituições parceiras, tais como lançamentos de livros, edição de mapas, workshops e encontros.