
A 25 de agosto de 2023 cumprem-se 100 anos sobre o nascimento de Fernando Távora, figura maior da cultura e arquitectura portuguesas, com uma ligação particular ao norte de Portugal, onde se localizam a maioria das suas obras e onde leccionou em várias escolas. Távora, personalidade invulgar e catalisadora, influenciou sucessivas gerações de arquitectos através das suas variadas e heterodoxas actividades como arquitecto, pensador, viajante, coleccionador, bibliófilo e professor.
Para comemorar o Centenário de Fernando Távora, a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho reuniram-se na proposição de um programa de iniciativas que, entre Agosto de 2023 e Setembro de 2024, vão celebrar a sua vida e obra.
Tendo como núcleo central uma exposição itinerante, colóquios, aulas abertas e visitas guiadas a obras de Távora, o Programa agregará igualmente um conjunto de iniciativas próprias das instituições parceiras, tais como lançamentos de livros, edição de mapas, workshops e encontros.
Descarregar Programa
(PDF)
Assinatura de Protocolo
e Conferência de Imprensa
A Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho assinam o protocolo de colaboração para a organização das Comemorações do Centenário do Nascimento do Arquitecto Fernando Távora e apresentam o programa à imprensa.
30 de Junho de 2023 (11h30)
Sede da Ordem dos Arquitectos,
Secção Regional Norte
Fernando Távora. Pensamento Livre
Exposição
A Exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre” é uma iniciativa da Fundação Marques da Silva, detentora do acervo profissional do Arquitecto Fernando Távora, e comissariada por Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano e Maria Manuel Oliveira. A exposição destacará sete obras da autoria de Távora, que marcaram não só o seu percurso profissional, mas a arquitectura portuguesa: a Casa de Ofir, o Mercado da Vila da Feira, o Pavilhão de Ténis na Quinta da Conceição, a Escola do Cedro, a Pousada de Santa Marinha da Costa, o Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Casa dos 24. Estas obras serão representadas por desenhos e maquetas originais, pertencentes ao acervo de Fernando Távora, e por novas imagens das obras, captadas pelo fotógrafo Paulo Catrica. Para salientar a complexidade do perfil cultural de Távora, que para além de arquitecto foi também professor, viajante, bibliófilo e coleccionador, serão igualmente explorados cinco temas complementares: Referências, Tratados de Arquitectura, Viagens, Aulas e Literatura Modernista, respectivamente com curadoria de Ana Tostões, Domingos Tavares, Sergio Fernandez, Manuel Correia Fernandes e Celeste Natário. A exposição, com design expositivo de João Mendes Ribeiro, será acompanhada pela edição de um catálogo, com textos dos curadores e de uma nova geração de críticos de arquitectura. Depois de exibida no Porto, na Fundação Marques da Silva, a exposição ficará patente no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ), na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) e na Assembleia da República (a confirmar).
Inauguração FIMS
Outubro 2023
Itinerância DARQ
Fevereiro 2024
Itinerância EAAD
Maio 2024
Itinerância Assembleia da República
Setembro 2024 (a confirmar)
Organização
Fundação Marques da Silva (FIMS)
Comissariado
Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa,
Jorge Figueira, José António Bandeirinha,
Luís Martinho Urbano e Maria Manuel Oliveira
Design expositivo
João Mendes Ribeiro
Design
João Bicker
Fotografia
Paulo Catrica
Távora no Tempo
Encontros
Os Encontros “Távora no Tempo”, sobre a obra e a personalidade de Fernando Távora, realizam-se no Porto, Braga, Coimbra e Guimarães, acompanhando o calendário de itinerância da exposição, destinando-se a investigadores, estudantes e profissionais da área da arquitectura e urbanismo. Cada Encontro contará com conferencistas convidados, mesas redondas e debate. No final de 2024 será publicado um livro com os contributos dos conferencistas.
Encontros Porto
Outubro 2023
Encontros Braga, Campus DST
Dezembro 2023
Encontros Coimbra
Fevereiro 2024
Encontros Guimarães
Maio 2024
Conferencistas
Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa,
Ana Tostões, José António Bandeirinha, Carlota Torricelli,
Ana Vaz Milheiro, Fernanda Barbara, José Miguel Rodrigues,
Emílio Tuñon, Frederico Lourenço, Gonçalo Byrne, entre outros.
Organização
Fundação Marques da Silva (FIMS),
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD)
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ)
Aulas Abertas
Aquando das itinerâncias da Exposição no Porto, Coimbra e Guimarães, realizar-se-ão aulas abertas, subordinadas ao tema “Fernando Távora, vida e obra”, em espaços da cidade, envolvendo a população nas comemorações do centenário.
FAUP
Novembro 2023
DARQ
Março 2024
EAAD
Junho 2024
Visitas a Obras
Nenhuma descrição ou imagem consegue substituir a experiência pessoal de viver a espacialidade de uma cidade ou de um edifício. Assim, foi programado um conjunto de visitas a obras de autoria de Fernando Távora, incluindo as obras selecionadas para a exposição e outras localizadas na zona norte e centro de Portugal. As visitas incluirão um concurso de desenho e fotografia, entre os participantes.
Apoio
Turismo do Porto e Norte de Portugal,
Turismo Centro de Portugal
Visitas guiadas Norte 1
Casa dos 24
Bloco da Foz
Bairro de Ramalde
Pavilhão de Ténis e Jardins na Quinta da Conceição
Visitas guiadas Norte 2
Palácio do Freixo
Convento Gondomar
Escola do Cedro
Visitas guiadas Centro 1
Mercado de Vila da Feira
Arranjo para a Zona Central e Edifício Municipal de Aveiro
Visitas guiadas Centro 2
Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Praça 8 de Maio
Departamento de Engenharia Civil
Visitas guiadas Norte 3
Casa de Ofir
Viana do Castelo
Ponte de Lima
Visitas guiadas Norte 4
Instituto Nun’Álvares Santo Tirso
Centro Histórico Guimarães
Escola de Arquitectura
Pousada de Santa Marinha da Costa
Casa da Covilhã
Abertura do ano letivo 2024–2025
e Festa “I Love Távora”
A cerimónia de abertura do ano letivo 2024/2025 será um momento de celebração, partilha e aproximação das três escolas que Fernando Távora ajudou a definir sob a sua ação pedagógica. A aula que assinalará esse momento deverá relembrar a dimensão cosmopolita de Fernando Távora, a heterodoxia do seu pensamento, que considerava os binómios local/internacional e tradicional/moderno como faces da mesma moeda, e assinalar a herança da sua obra, em particular a importância dada à viagem para a formação continuada de um arquitecto.
Organização
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD), Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ), em articulação com OASRN
Apoio
Câmara Municipal de Matosinhos
Local
Quinta da Conceição, Matosinhos
Guia de Viagem de Arquitectura em Portugal
Edição de livro, Plataforma online, e Exposição
No âmbito do programa das comemorações, propõe-se a edição de um guia de viagem pela Arquitectura em Portugal. Para a publicação, sob coordenação científica da FAUP, serão selecionados 100 edifícios/lugares/intervenções/conjuntos marcantes na história da Arquitectura em Portugal, e serão convidados docentes e investigadores das escolas de Arquitectura do Porto, Coimbra e Guimarães a participar através da escrita de breves textos relativos às obras escolhidas. Esta ação tem como objetivo não só fomentar a relação dos estudantes com os livros de arquitectura, mas, sobretudo, motivar os estudantes a descobrir a experiência concreta do espaço, em lugares significativos, como modo de aprofundar a sua própria formação, e ajudando a manter vivo o pensamento de Fernando Távora, como pedagogo e homem com uma profunda paixão pela Arquitectura, pela Viagem e pelos Livros.
Edição
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
e Museu da Paisagem
Alojamento plataforma online
Portal comunicacional da FAUP
Local da exposição
Sede da Ordem dos Arquitectos, Secção Regional
Fotografia e desenho da exposição
Duarte Belo
Novo/Antigo. Fernando Távora: Obras
Edição de livro
Os livros “Novo/Antigo. Fernando Távora: Conversas” e “Novo/Antigo. Fernando Távora: Obras”, um projecto editorial coordenado por Teresa Cunha Ferreira, David Ordoñez-Castañon e Eleonora Fanitini, pretendem introduzir um mais profundo olhar sobre as práticas de intervenção no construído desenvolvidas por Fernando Távora. Ao documentar todo o processo de reabilitação de várias obras seleccionadas (analisando criticamente o antes, durante e depois), o que inclui a compilação de informação actualmente dispersa em arquivos públicos e privados, a recolha de memórias orais em risco de se perderem, a observação in situ e a investigação através do desenho, os livros visam disseminar abordagens disciplinares com um sentido pedagógico para a praxis futura dos arquitectos.
Edição
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto,
Fundação Marques da Silva e Afrontamento
Local
Museu Soares dos Reis
Data
Novembro 2023
Arquitectos. Geração de 1920
2º Colóquio CPA
O Colégio de Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos e a Fundação Marques da Silva organizam o “2º Colóquio CPA – Arquitectos. Geração de 1920”, dedicado a debater a obra dos arquitectos Fernando Távora, José Carlos Loureiro, Mário Bonito e Celestino de Castro, convidando investigadores e outras personalidades a apresentar comunicações.
Organização
Colégio de Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos e Fundação Marques da Silva
Apoio
Ordem dos Arquitectos, Diasen,
Sanjose, Sika Portugal
Local
Fundação Marques da Silva
Data
Setembro 2023
Prémio Fernando Távora
O “Prémio Fernando Távora” é um prémio anual que atribui uma bolsa de viagem destinada a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos. Destina-se a perpetuar a memória de Távora, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquitecto. Em 2023 terá lugar a 19ª edição do Prémio Távora, cujo vencedor será anunciado no dia 2 de Outubro. Atendendo a que em 2023/2024 se celebra o centenário do nascimento do arquitecto, pretende-se que as cerimónias referentes a este Prémio sejam programadas em consonância com a efeméride, dando-lhes maior visibilidade de modo a abranger novos públicos. Integra esta iniciativa a edição dos Cadernos de Viagem das 14ª, 15ª. 16ª e 17ªs edições.
Organização
Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Norte
Local
Porto/Matosinhos
Parceiros
Câmara de Matosinhos, Casa da Arquitectura
e Fundação Marques da Silva
Desenhar Távora: Sete Percursos
Colóquio internacional e publicação
O colóquio “Desenhar Távora: Sete Percursos”, que se integra num conjunto de edições já realizadas pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, tem por objectivo retratar o papel do desenho na atividade académica-científica e na prática profissional dos arquitectos e de outros protagonistas, que, de um modo ou outro, se encontram ligados à disciplina da Arquitectura. Assim sucedeu com as quatro edições já realizadas: Desenhar em Viagem, Desenhar em Projeto, Desenhar à Distância e Desenhar em Investigação. Estas iniciativas têm como centro o percurso de sete figuras que partilham a sua experiência profissional e pessoal sobre o tema específico em reflexão, sob a coordenação de um ou mais moderadores. Os resultados dos dois primeiros colóquios encontram-se publicados, os demais estão de momento em edição pela editorial e|darq. Como se sabe, o desenho ocupa um relevante lugar no percurso de vida de Fernando Távora. Da prática da arquitectura à docência, passando pelos diários de viagem, o desenho constitui um modo de ver o espaço que nos rodeia: é, por isso, uma memória de um tempo próprio que inevitavelmente reflete as circunstâncias experienciadas pelo arquitecto. Procurar-se-á, assim, na 5.ª edição destes colóquios, revelar esses percursos, desenhados em ambientes distintos, pelos que tiveram o privilégio de partilhar com Fernando Távora o desenho na escola do Porto, no Colégio das Artes em Coimbra, no escritório, em viagem, nas suas investigações ou até na esplanada de um café. A respetiva publicação reunirá o testemunho destas partilhas, com um texto de cada convidado, acompanhado por uma seleção de imagens alusivas ao desenho de Fernando Távora.
Organização
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (Luís Miguel Correia, Teresa Pais e Gonçalo Canto Moniz)
Local
Colégio da Trindade, Coimbra
(Dia)Positivo: A viagem em slides
com Fernando Távora
Colóquio nacional e publicação
O objetivo do colóquio “(Dia)Positivo: A viagem em slides com Fernando Távora” é o de refletir, em ambiente académico, sobre o lugar da viagem no percurso profissional e pessoal de Fernando Távora, a partir do testemunho de quatro convidados que tenham partilhado, num momento específico, essa experiência com o arquitecto. O slide assume, neste contexto particular, uma importância própria. Dispositivo foto-gráfico já “fora de tempo”, com ele se regista um certo modo de ver e um conjunto de referências incontornáveis da vida e obra de cada um. Memórias entrecruzadas que se revelam na cumplicidade do momento coletivo da projeção das imagens na tela branca, ao ritmo cadenciado do avanço dos carretos. À apresentação de cada um dos convidados, de cerca de 45 minutos, seguir-se-á uma mesa-redonda com a moderação dos organizadores. A respetiva publicação reunirá o testemunho dessa partilha, com um texto de cada convidado sobre a sua viagem com Fernando Távora, acompanhado por uma seleção dos diapositivos apresentados. Este colóquio integra a 2.ª edição desta iniciativa, que teve o seu início em 2022.
Organização
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (Luís Miguel Correia e Susana Lobo)
Local
Colégio da Trindade, Coimbra
O valor permanente da obra
de Fernando Távora
Exposição
No ano académico 2015-2016, no âmbito da Unidade Curricular Atelier de Projeto (5° ano do curso MIARQ), foi desenvolvido o tema da conservação do património moderno, assumindo como caso de estudo o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, da autoria de Fernando Távora. Posteriormente, no ano de 2021–2022, o edifício sede da Assembleia de Guimarães, também de Fernando Távora, foi alvo de semelhante exercício. Com base na ideia geral de que estudar um edifício para definir as intervenções destinadas à sua conservação é também uma forma de o conhecer profundamente, o estudo destas duas obras ensaia uma reflexão acerca das qualidades absolutas da obra de Fernando Távora, aqui especificamente reconhecida na correspondência entre princípios de idealização da construção e a sua realidade material. Assim, propõe-se uma exposição com os resultados dos trabalhos escolares desenvolvidos.
Organização
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (Vincenzo Riso, coord., Ana Luísa Rodrigues e João Rosmaninho)
Apoio
Câmara Municipal de Guimarães,
Assembleia de Guimarães e Lab2PT
Local
Sede da Associação “Assembleia de Guimarães”
Távora em Guimarães. Obras e projetos
Publicação
Propõe-se a edição de um guia das obras de Fernando Távora construídas no concelho de Guimarães, cuja edição será articulada com um conjunto de visitas guiadas a algumas dessas obras. O livro será coordenado por Eduardo Fernandes e contará com a colaboração de outros autores, com trabalho de investigação já realizado sobre os edifícios em causa. Prevê-se que o volume seja constituído por um texto inicial de enquadramento de cada uma dessas obras no conjunto da atividade profissional de Fernando Távora e na história da arquitectura portuguesa da época, a que se seguirá um capítulo autónomo por edifício, com dados factuais (sobre projeto e construção), um pequeno texto e imagens selecionadas. Paralelamente à edição do guia, serão elaborados pequenos folhetos desdobráveis onde a informação recolhida será individualizada e resumida (com outro formato e outro tratamento gráfico), com vista à sua distribuição aos participantes das visitas guiadas, a realizar a partir de setembro de 2023.
Organização
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (Eduardo Fernandes, coord.)
Apoio
Câmara Municipal de Guimarães e Lab2PT
Local
Guimarães
Fernando Távora, o desenho e o desígnio
Workshop
O workshop dedicado ao tema “Fernando Távora, o desenho e o desígnio”, contará com a colaboração de docentes e discentes das três escolas de arquitectura envolvidas nas comemorações do centenário: EAAD-UM, Darq-FCTUC e FAUP. No workshop, propõe-se a participação de 6 professores (2 de cada escola) e 60 alunos (20 de cada escola). Os estudantes serão divididos em três grupos (misturando discentes das três escolas), coordenados por dois professores, de diferentes instituições, cada um deles com um tema de trabalho diferente; os três temas propostos são: desenho e projeto / desenho e teoria / desenho e referências externas. Ao longo dos cinco dias será produzido um atlas de parede, com palavras–chave, imagens e textos, que será discutido por todos os participantes e apresentado publicamente.
Organização
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (João Paulo Cabeleira, coord., e Eduardo Fernandes)
Local
EAAD-UM, Azurém
A Revolta dos Livros
Encontro
“A Revolta dos Livros” é uma iniciativa da OASRN que consta da realização de encontros/tertúlias em torno do livro enquanto objeto físico, nas quais se pretende revisitar textos relevantes no campo da arquitectura através da partilha de leituras, memórias, referências e experiências. Convidam-se os seus autores (quando vivos) ou arquitectos que com eles tenham tido uma forte relação. Para celebrar Fernando Távora, propõe-se a realização de uma sessão sobre as publicações de e sobre Fernando Távora, destacando-se “Da Organização do Espaço” e “Diário de Bordo”, no Museu Nacional Soares dos Reis, cuja remodelação e ampliação é da sua autoria. Serão convidados para esta tertúlia alguns dos amigos de Fernando Távora que com ele partilharam a arquitectura, as viagens e a vida, como Álvaro Siza; Rogério/Cecília Cavaca; Alexandre Alves Costa; Sérgio Fernandez; José Bernardo Távora; Laura Soutinho; Manuel Correia Fernandes e Eduardo Souto de Moura.
Organização
Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Norte
Mapa de Arquitectura Fernando Távora
Reedição
A Ordem dos Arquitectos edita uma coleção de Mapas de Arquitectura, cada um dedicado à obra de um arquitecto, com informações e localização dos edifícios da sua autoria. Nessa colecção, foi editado um Mapa de Arquitectura de dedicado à obra de Fernando Távora que se encontra esgotado. Propõe-se a sua reedição em versão comemorativa do Centenário.
Solicitação à Comissão de Toponímia
da Câmara Municipal do Porto
O nome de Fernando Távora está já selecionado pela Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto como elegível. A comissão coordenadora das Comemorações do Nascimento do Arquitecto Fernando Távora solicitará à Câmara Municipal do Porto a atribuição do nome do Arquitecto Fernando Távora a um lugar relevante da cidade.
A Urgência da Cidade — o Porto e 100 anos de Fernando Távora
Exposição e reabertura da Antiga Casa da Câmara (Casa dos 24)
24 de Agosto – 29 de Outubro
Na data em que se assinala o centenário do nascimento do arquitecto Fernando Távora, a exposição «A Urgência da Cidade» reabre a Antiga Casa da Câmara no Morro da Sé.
Esta exposição visa a história da cidade, o lugar e a iconografia do poder municipal, mas também a sua reencarnação contemporânea, que evoca a arquitectura moderna e erudita do seu autor, no dealbar do século XXI. Um projecto e obra profunda-mente simbólicos, inseparáveis da cultura universalista, do interesse pela História e da personalidade vanguardista do seu Arquitecto. Por outro lado, a exposição desenvolve um olhar sobre o mestre e fundador da chamada «Escola do Porto», a sua formação e a relação biográfica e profissional que estabelece com a cidade, propondo ao visitante um roteiro de vida e obra, que põe em evidência alguns dos projectos mais eloquentes do seu pensamento e intervenção. Neste contexto, apresentamos um conjunto de testemunhos inéditos de colegas e discípulos, como Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
Apresentação do catálogo
29 de Outubro, 16h00
Antecedida de visita conduzida por Manuel Real
Colaboração
Fundação Marques da Silva, especialistas convidados
e família de Fernando Távora
Coordenação geral
Jorge Sobrado
Curador científico
Manuel Real
Museografia
João Rapagão e Museu do Porto
Colaboração da Fundação Marques da Silva
e família de Fernando Távora*
Local
Antiga Casa da Câmara (Casa dos 24)
Comemoração dos 100 anos do nascimento
do Arquiteto Fernando Távora (1923–2005)
Exposição
25 de agosto – 23 de setembro 2023
A exposição, com a apresentação de imagens e plantas representativas, terá no seu discurso expositivo três momentos distintos: Projetos realizados por Fernando Távora, Projetos iniciados por Fernando Távora e concluídos por Álvaro Siza Vieira, e Projetos não realizados.
Organização
Câmara Municipal de Matosinhos
Local
Galeria da Biblioteca Municipal
Florbela Espanca
Távora — Identidade e Circunstância
Ciclo
29 de Setembro,
6, 13 e 20 de Outubro, 18h00
Local
Antiga Casa da Câmara (Casa dos 24)
100 anni di Távora
Exposição
Setembro 2023
Organização
Sapienza Università di Roma
com o apoio da Fundação Marques da Silva
Local
Sapienza Classical Art Museum, Roma
Um Objeto e seus Discursos
Ciclo
A Antiga Casa da Câmara: poder e arquitetura
30 de Setembro, 18h00
A Estátua Porto: lugar e destino dos símbolos
28 de Outubro, 18h00
Oradores (30 de Setembro)
Manuela de Melo e Carlos Martins
Moderação
Suzana Faro
Oradores (28 de Outubro)
Maria Augusta Martins e Miguel Guedes
Moderação
Paulo Ferreira
Local
Antiga Casa da Câmara (Casa dos 24)
Fernando Távora – O Colecionador
Exposição
Novembro 2023
Curadoria
Paula Oliveira, MNSR – Gestora da coleção de mobiliário e peças orientais
Organização e Local
Museu Nacional Soares dos Reis
Desenhos de Viagem de Fernando Távora
Exposição
Fevereiro 2024
Organização
Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e Fundação Marques da Silva
Local
Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende
2023
Junho
• Assinatura de Protocolo e Conferência de Imprensa, Porto
Agosto
• Exposição “A Urgência da Cidade”, Casa dos 24, Porto
• Exposição "Comemoração dos 100 anos do nascimento do Arquiteto Fernando Távora (1923–2005)", Matosinhos
Setembro
• "Arquitectos. Geração de 1920" 2º Colóquio CPA, Porto
• Exposição “100 anni di Távora” na Sapienza Università di Roma
Outubro
• Exposição “Fernando Távora. Pensamento Livre”,
Fundação Marques da Silva/FAUP, Porto
• Encontros Fernando Távora, FAUP, Porto
• Visitas guiadas a obras no Porto
• Anúncio do Vencedor da 19ª edição e Conferência Prémio Fernando Távora, Porto
• Colóquio internacional e publicação “Desenhar Távora: Sete Percursos”, Coimbra
Novembro
• Aula Aberta na Casa Comum, Porto
• Exposição “Fernando Távora – O Colecionador”, Museu Soares dos Reis, Porto
• Exposição “O valor permanente na obra de Fernando Távora”, Guimarães
• Edição de livro “Novo/Antigo. Fernando Távora: Obras”, Porto
Dezembro
• Colóquio nacional e publicação “(DIA)POSITIVO: A viagem em slides com Fernando Távora”, Coimbra
• Encontros Fernando Távora, Campus DST, Braga
2024
Janeiro
• Encontro “A Revolta dos Livros”, Porto
Fevereiro
• Exposição Itinerante “Fernando Távora. Pensamento Livre” em Coimbra
• Visitas guiadas a obras em Coimbra
• Exposição "Desenhos de Viagem de Fernando Távora", Lugar do Desenho, Gondomar
Março
• Encontros Fernando Távora em Coimbra
• Visitas guiadas a obras em Aveiro
Abril
• Aula Aberta em Coimbra
• Lançamento Prémio Fernando Távora 19ª edição e conferência de premiados, Porto
• Publicação “Távora em Guimarães. Obras e projetos”, Guimarães
Maio
• Exposição Itinerante “Fernando Távora. Pensamento Livre” em Guimarães
• Visitas guiadas a obras em Guimarães
• Aula Aberta em Guimarães
Junho
• Encontros Fernando Távora em Guimarães
Julho
• Workshop “Fernando Távora, o desenho e o desígnio”
Setembro
• Abertura do ano letivo 2024–2025 na Quinta da Conceição, Matosinhos
• Festa “I Love Távora”, Matosinhos
• Lançamento "Guia de Viagem de Arquitectura em Portugal", Porto
• Abertura da Exposição Itinerante “Fernando Távora. Pensamento Livre”
na Assembleia da Républica (a confirmar).
• Lançamento do livro “Encontros Fernando Távora”, Porto
Comissão Organizadora
Ordem dos Arquitectos (OA)
Fundação Marques da Silva (FIMS)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ)
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD)
Comissão de Honra
Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da Assembleia da República, Prof. Doutor Augusto Santos Silva
Ministro da Cultura, Prof. Doutor Pedro Adão e Silva
Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Prof. Doutor António Feijó
Presidente da CCDR-Norte, Eng.º António Cunha
Presidente da CCDR-Centro, Dr.ª Isabel Damasceno
Arq.º Álvaro Siza Vieira
Arq.º Eduardo Souto de Moura
Apoio institucional
Assembleia da República
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Aveiro
Câmara Municipal de Coimbra
Câmara Municipal de Esposende
Câmara Municipal de Guimarães
Câmara Municipal de Matosinhos
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
Direção Regional de Cultura do Norte
Museu Nacional Soares dos Reis
Mecenas
BPI / Fundação La Caixa
Apoio
DST Group
CIN
Efapel
Contactos
Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte
Arqª. Conceição Melo
222 074 254
Fundação Marques da Silva
Arq. Luís Urbano
225 518 557
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Arqª. Filipa Guerreiro
226 057 100
Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra
Arq. Luís Miguel Correia
239 851 350
Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho
Arq. Bruno Figueiredo
253 510 503