
Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior Agrária de Refóios do Lima
Ponte de Lima, Refóios do Lima, 1993

O objectivo do Projecto era bem claro: instalar, recuperando o edifício do antigo Convento de Refóios e sua quinta, uma Escola Superior Agrária de nível politécnico.
O conjunto encontrava-se em estado de degradação avançada depois de cumpridas várias fases de residência conventual desde 1154, data da sua fundação, até à actualidade, passando por 1834, data da sua extinção; situa-se no norte de Portugal, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, ocupando uma encosta da edénica paisagem da Ribeira Lima. O programa da Escola, não atendendo embora à especificidade própria do edifício e do sítio, admitia entretanto alguma flexibilidade e alguma criatividade como resultado das pressões de ordem patrimonial que as pré-existências poderiam porventura sugerir, solicitar ou mesmo impor.
Deste jogo de tensões nasceu o Projecto e a realização do conjunto onde procurámos compatibilizar, em termos de funcionalidade e de linguagem o novo programa com o edifício e o lugar, garantindo a sua continuidade histórica e o seu valor e significado culturais. Satisfeito parcialmente o programa pela reutilização dos espaços construídos existentes, com a contribuição consequente do seu carácter próprio, algumas instalações houve que prever de raiz, por incapacidade de adaptação ou por ausência do existente. Assim, novos edifícios se distribuem pelos espaços da quinta mas aí, também, é o próprio plano do conjunto que os solicita e condiciona, num processo de crescimento que se diria já previsto, tão natural - e quási fatal - ele se manifesta.
Uma contribuição, enfim, para uma nova modernidade que se debate entre um passado a observar e um futuro a construir.
Fernando Távora, Porto, 1993